QUEM SOMOS

A Epistemics é uma empresa de tecnologia social fundamentada em inteligência de dados, aplicada a problemas relacionados às relações sociais e ao comportamento humano (seja de consumo, social ou financeiro) enfrentados cotidianamente pelas organizações.

Nosso time é multidisciplinar. Estamos ligados às mais diferentes áreas do conhecimento, como Economia, Sociologia, Inteligência Artificial, Psicologia, Educação e Linguística. Nossa prática está orientada à resolução de problemas, busca pela inovação e olhar atento para as necessidades do mercado. Nossa equipe está ligada a grandes instituições de ensino como a Universidade de São Paulo e a Universidade de Chicago.

Nossos processos de consultoria gerantem o sigilo das informações dos clientes, e qualquer uso público é sempre de conssentimento dos mesmos. Toda nossa prática é pautada pelos princípios científicos de investigações, bem como pelos princípios éticos de coleta de dados. Da mesma maneira, buscamos comunicar de forma dialógica o andamento dos nossos trabalhos junto ao cliente, fornecendo entregas claras para o entendimento, interpretação e crítica.

O QUE FAZEMOS

Na era da informação, o mundo está permeado de uma trama complexa de dados que surgem e se interrelacionam o tempo todo, gerando novas relações e novos padrões. Nós lidamos com dados multiestruturados que necessitam de técnicas sofisticadas que extraem informações relevantes e de abordagens teóricas robustas para decodificá-las e transformá-las em resultados valiosos.

Nosso propósito é produzir soluções orientadas pela inteligência de dados, a partir de plataformas ou consultorias personalizadas. Assim, nossa inteligência é desenvolvida sobre ferramentas tecnológicas e metodologias robustas, tais como o aprendizado de máquina, análise de redes, análise semântica e simulações.

Com isso, nossos clientes podem gerenciar, prever, mapear e desenvolver com mais eficácia seus projetos, suas equipes e seus clientes.

PRODUTOS

Transformamos nossa inteligência de dados e a arquitetura da informação em plataformas SaaS (Software as a Service), acessíveis pela internet.

Para atender às necessidades específicas dos clientes, as plataformas podem ser personalizadas. O objetivo das plataformas não é apenas gerenciar as informações e os dados dos clientes, como também gerar análises e reports automaticamente, com as visualizações mais adequadas para uma leitura simplificada.

Temos produtos estruturados que atendem grande parte das necessidades de mercado. Empresas e instituições com problemas de dados sociais muito específicos também podem ser atendidas a partir de desenvolvimentos de plataformas de dados totalmente sob medida.

ETHOS novo
Plataforma de gerenciamento de grupos humanos

Áreas de uso

Áreas de recursos humanos e desenvolvimento de cultura organizacional de instituições

Funções

  • Gerenciamento do fluxo da comunicação institucional;
  • Armazenamento e análise de dados objetivos sobre os indivíduos da instituição;
  • Mapeamento das habilidades sócio emocionais e técnica da equipe;
  • Detecção de grupos com maior potencialidade de trabalho conjunto.

Por que usar?

  • Conhecimento do caminho crítico da comunicação
    Prevenção do vazamento de informações


  • Visualização da composição social e técnica da equipe;


  • Matrizes unificadas que permitem mapear as habilidades de cada membro da equipe já desenvolvidas e a serem desenvolvidas;


  • Mensuração do custo de adição ou remoção de membros do grupo
    Matching dos membros da equpe
    Probabilidade de sucesso da formação

PAI novo
Plataforma de Avaliação de Impacto

Áreas de uso

Apoiadores, Investidores e Aceleradoras

Funções

  • Mapeamento de Players (empreendedores sociais, líderes de projetos, investidores anjo e demais apoiadores);
  • Mapeamento das carências sociais por área (no caso de projetos sociais/educacionais apoiados por fundações) + Mapeamento de demanda de mercado (no caso de negócios sociais acelerados por investidores;

Por que usar?

  • Visualização dos agentes ligados a negócios sociais, identificando suas interrelações e posições no campo social para melhor seleção de projetos e/ou empreendedores beneficiários e para ajudar durante o processo de Due Diligence


  • Identificação das demandas sociais estratificadas por região para melhor compreensão sobre o que realmente precisa ser investido, seja do ponto de vista de demanda de mercado ou de necessidades socio econômicas

COGEPE novo
Construtor e Gerenciador de Projetos Educacionais

Áreas de uso

Líderes de Projetos Educacionais

Funções

  • Para ajudar a construir atividades educacionais com intencionalidade e mapear o desenvolvimento dos educandos;
  • Manter um registro de cada educando ou grupo de educandos

Por que usar?

  • Para organizar as atividades dos projetos de forma a manter um registro unificado e intencional


  • Comparar o desenvolvimento dos educandos historicamente e em relação ao grupo

PRIIS novo
Plataforma Prospectora para Investidores de Impacto Social

Áreas de uso

Áreas de recursos humanos e desenvolvimento de cultura organizacional de instituições

Funções

  • Aplicação e rastreio em tempo real do Social Earning Ratio (S/E) da sua instituição;
  • Comparação entre a quantidade de beneficiários e a quantidade de indivíduos impactados de fato;
  • Verificação da taxa de evasão;
  • Aplicação automática de formulários de satisfação de beneficiários com seus respectivos analytics associados;
  • Raio X da equipe envolvida no projeto (a fim de mapear equidade racial, gênero e renda)

Por que usar?

  • Controle, acompanhamento e avaliação, em tempo real, tanto por parte do investidor quanto por parte da fundação/projeto;

SERVIÇOS

Desenvolvemos pesquisas personalizadas que visam trazer mais informações para as instituições. Há diferentes metodologias para se conhecer melhor seus clientes e estreitar a relação com eles. Com base nas informações extraídas e análises geradas, é possível garantir uma melhor satisfação das suas expectativas. Além disso, é possível fazer um rastreamento da concorrência, conhecendo o mercado 360 graus.

Nossa tecnologia social está baseada em uma combinação única de enormes quantidades de dados quanti e qualitativos, capturados por nossas técnicas de extração de dados, independentes do cliente, processados e analisados em grande escala por meio de algoritmos de análise socioeconômica que combinam análise de redes, simulações, aprendizado de máquina e visualizados de maneira interativa.

Por isso, oferecemos consultorias específicas para análise de mercado que envolvem:

  • Mapeamento de público-alvo: mapeamento de interesses e opiniões de clientes
  • Análise da concorrência: mapeamento de opinões acerca da concorrência para identificação de potencialidade de compra e possibilidade de conversão de clientes
  • Análise de impacto: análise de impacto institucional na vida dos afetados pela instituição
  • Geomapeamento de clientes efetivos e potenciais: mapeamento geográfico para direcionamento efetivo de ações, estoque e investimentos

EXPERIÊNCIA